Inventário: o que você precisa saber?

O inventário patrimonial é obrigatório para dividir a herança de alguém que faleceu, e tem um monte de regrinhas. Conheça as principais e saiba quais são elas.

Em outras palavras: o inventário serve para que os herdeiros (filhos, cônjuges, companheiros, pais e, na ausência deles, irmãos e sobrinhos) prestem contas ao poder público de quais são os bens de quem faleceu e de como eles serão divididos.

Inventário judicial x extrajudicial

A Ação de Inventário pode ocorrer de forma judicial ou extrajudicial, ficando a critério dos herdeiros escolher. Porém, há alguns casos em que uma modalidade ou outra se faz obrigatória.

O inventário judicial é feito pelo Poder Judiciário, no qual um juiz competente irá analisar todas as informações e documentos anexados ao processo; irá requerer e verificar se todas as condições de um processo de inventário estão sendo atendidas.  O inventário judicial será obrigatório quando:

  •  Houver herdeiro menor e incapaz;
  •  Houver litígio sobre a forma de divisão da herança;
  •  Caso o de cujus tiver deixado testamento.

Já o inventário extrajudicial é a modalidade de inventário feita em cartório e por escritura pública. É muito mais célere, porém é necessário que alguns requisitos sejam preenchidos:

  •  Todos os herdeiros deverão ser maiores de 18 anos e não poderão ser interditados judicialmente;
  •  Todos os herdeiros deverão estar de acordo com a divisão de bens, não pode haver nenhuma discussão sobre a destinação dos bens;
  •  Presença de advogado.

Prazo previsto em lei

O prazo previsto em lei para a abertura do inventário é de 60 a 90 dias a contar da abertura da sucessão (momento do falecimento). Apesar disso, os herdeiros costumam demorar para pedir a abertura do procedimento de inventário, até mesmo por razões emocionais. Assim, importante dizer que não há sanção específica para o descumprimento do prazo, mas uma das consequências pode ser a imposição de multa de caráter tributário.

A abertura do inventário deve acontecer no último local de domicílio do falecido. Caso ele residisse fora do país, o inventário deve tramitar no último domicílio que ele teve no Brasil. Afora isso, na hipótese de o falecido não ter um domicílio definido, abre-se o inventário no local onde ele tinha seus imóveis.

Quais são as consequências de não fazer um inventário?

Uma delas é a aplicação de multa no pagamento do ITCMD pela não observância ao prazo de 60 dias previstos por lei. Além disso, a falta de regularização na partilha também trava a negociação dos bens.

Portanto, entender o que é um inventário e suas modalidades pode poupar tempo e dinheiro. Talvez seja preciso se submeter ao processo com possibilidade de fazê-lo em via extrajudicial de forma mais rápida e menos onerosa.

Documento complexo

Como vimos, esse é um documento complexo e que necessita de um advogado com expertise para auxiliar em todos os procedimentos.

Se você quer atuar na área, ou ainda aprimorar seus conhecimentos, temos três indicações:

A Pós-Graduação em Direito de Família e Sucessões, que busca trazer as relações de conjugalidade e de parentalidade face às mudanças dos fatos sociais, oferecendo a esses fatos a relevância que juridicamente merecem, reconhecendo assim, como fatos jurídicos que merecem proteção. Saiba mais aqui.

A Prática Familista que tem o fornecimento de subsídios para aqueles que querem atuar na área ou mesmo para os que já atuam e visam um aprimoramento.  E você acessa mais informações neste link.

E a Prática Premium em Direito das Sucessões que tem como finalidade apresentar as informações em direito sucessório, desde as questões iniciais sobre a matéria e, inclusive, sobre a prática processual. Acesse este link, para conferir.

Qual delas se encaixa com o seu momento de aprendizado e crescimento na carreira? Deixe nos comentários.

Fonte de pesquisa: Especialistas Meu Curso, Jusbrasil, Miró Neto Advogados, Nubank, Menezes Bonato, Gouvêa dos Reis Advogados.